A Mensagem Subliminar é a arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o
subconsciente das pessoas. Dáse o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda
aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto
visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso
subconsciente captaa e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e aceitamola
como se tivéssemos sido hipnotizados.
Por definição, subliminares são mensagens que nos são enviadas ocultas, abaixo dos
limites da nossa percepção consciente, e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes,
motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na
nossa mente de contrabando, como vírus de computador que fica inerte, latente, e só é
ativado na hora certa.
Elas se dão da seguinte forma: o tempo todo nós estamos tomando decisões,
selecionando informações, e ao encontrar uma mensagem o nosso entendimento gasta um
certo tempo para discernir se ela é boa ou má, e logo depois se deseja aceitála como sua ou
colocarse contraria a ela. A subliminar é colocada de forma que fica imperceptível a nossa
visão e audição mas pode ser captada pelo nosso inconsciente. Quanto mais rápida é
colocada a mensagem menor é a capacidade de podermos escolher acolhêla ou não, então
ela entra livremente e fica gravada, influenciandonos em outras decisões posteriores.
A psicologia defini a mensagem subliminar como qualquer estímulo produzido
abaixo do limiar da consciência, e que produz efeitos na atividade psíquica ou mental. As
mensagens ou propagandas subliminares são veiculadas nos mais diversos canais de
comunicação como TV, cinema, radio, historias em quadrinhos, revistas, RPG, fliperamas,
vídeo games, músicas, informática, teatro, jornais, outdoors, embalagens, bonecas, vitrines,
etc.
Experimento Vicarista ocor rido em Fort Lee, New J er sey EUA em 1956
Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial,
taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na tela frases como DRINK COKE e EAT
POP CORN. O taquicógrafo pode ser comparado a um tipo de projetor de slides que projeta
um único slide na velocidade de 1/3.000 de segundo. No cinema é colocado ao lado do
projetor do filme cuja projeção é ao ritmo de 24 fotogramas por segundo e fica repetindo
a imagem ( sobreposta ao filme) a cada cinco segundos para dar a ilusão de movimento.
Durante o filme Picnic, com Kim Novac, no Brasil Férias de Amor, o segundo projetor
emitia um slide com a frase Drink Coke numa velocidade de 1/3.000 de segundo. O slide
era projetado sobreposto ao filme, rápido demais para ser percebido conscientemente, mas a
repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do público, aumentando as
vendas da CocaCola em 57,7%.
Segundo Ronnie Cuperfain e Keith Clarke, os resultados seriam otimizados caso
fossem imagens, ícones, no lugar de textos verbais. Ambos comprovaram que o emprego de
mensagens subliminares projetadas no campo visual esquerdo (direcionadas assim ao
hemisfério direito do cérebro) são mais eficazes quando são empregadas imagens. WilsonBrain Key descreve uma técnica de edição de imagem que gera um mosaico de impressões
visuais, chamado efeito Mc Luhan ou Perceptual Overload, e cita os comerciais de TV da
CocaCola, nos quais até quatro tomadas são mostradas em um só frame, mostrando
pessoas e cenários diferentes o que satura o consciente que não consegue forçar um sentido,
aceitando a cachoeira de imagens inconscientemente. Ora, tal edição em ritmo de vídeo
clipe, muitas tomadas ou cenas em segundo, é um claro exemplo da fórmula proposta:
SUBLIMINAR= > Maior quantidade de informação (dividido por)
< Menos tempo de exposição
A mensagem subliminar infelizmente é altamente utilizada para divulgar ideologias
como por exemplo a liberdade sexual, ou para incentivo do uso de drogas como bebidas e
cigarro podendo também ser usadas didaticamente e terapeuticamente na cura fobias e
traumas psíquicos.
Veja também o uso de palavras subliminares:
O que você vê?
Há a face e a palavra LIAR (mentiroso).
Abaixo vemos a palavra LIFT.
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