Tartarugas

xat grupo livre para debates

sábado, 4 de maio de 2013

MENSAGEM SUBLIMINAR


MENSAGEM SUBLIMINAR
A  Mensagem  Subliminar  é  a  arte  da  persuasão  inconsciente.  Ela  trabalha  com  o
subconsciente  das  pessoas.  Dá­se  o  nome  de  mensagem  ou  propaganda  subliminar  toda
aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto
visual.  Embora  não  possamos  identificar  esta  absorção  da  informação,  o  nosso
subconsciente  capta­a  e  ela  é  assimilada  sem  nenhuma  barreira  consciente,  e  aceitamo­la
como se tivéssemos sido hipnotizados.
Por definição, subliminares são  mensagens que  nos são enviadas ocultas, abaixo dos
limites  da  nossa  percepção  consciente,  e  que  vão  influenciar  nossas  escolhas,  atitudes,
motivar  a  tomada  de  decisões  posteriores.  Subliminares  são    mensagens  que  entram  na
nossa  mente  de  contrabando,  como  vírus  de  computador  que  fica  inerte,  latente,  e  só  é
ativado na hora certa.
Elas  se  dão  da  seguinte  forma:  o  tempo  todo  nós  estamos  tomando  decisões,
selecionando  informações, e ao encontrar uma  mensagem o nosso entendimento gasta um
certo tempo para discernir se ela é boa ou má, e logo depois se deseja aceitá­la como sua ou
colocar­se contraria a ela. A subliminar é colocada de forma que fica imperceptível a nossa
visão  e  audição  mas  pode  ser  captada  pelo  nosso  inconsciente.  Quanto  mais  rápida  é
colocada a mensagem menor é a capacidade de podermos escolher acolhê­la ou não, então
ela entra livremente e fica gravada, influenciando­nos em outras decisões posteriores.
A  psicologia  defini  a  mensagem  subliminar  como  qualquer  estímulo  produzido
abaixo do limiar da consciência, e que produz efeitos na atividade psíquica ou mental. As
mensagens  ou  propagandas  subliminares  são  veiculadas  nos  mais  diversos  canais  de
comunicação como TV, cinema, radio, historias em quadrinhos, revistas, RPG, fliperamas,
vídeo games, músicas, informática, teatro, jornais, outdoors, embalagens, bonecas, vitrines,
etc.
Experimento Vicarista ocor rido em Fort Lee, New J er sey ­ EUA em 1956
Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial,
taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na tela frases como DRINK COKE e EAT
POP CORN. O taquicógrafo pode ser comparado a um tipo de projetor de slides que projeta
um único slide na velocidade de 1/3.000 de segundo. No cinema é colocado ao lado do
projetor do filme ­ cuja projeção é ao ritmo de 24 fotogramas por segundo ­ e fica repetindo
a imagem ( sobreposta ao filme) a cada cinco segundos para dar a ilusão de movimento.
Durante o filme Picnic, com Kim Novac, no Brasil Férias de Amor, o segundo projetor
emitia um slide com a frase Drink Coke numa velocidade de 1/3.000 de segundo. O slide
era projetado sobreposto ao filme, rápido demais para ser percebido conscientemente, mas a
repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do público, aumentando as
vendas da Coca­Cola em 57,7%.
Segundo Ronnie Cuperfain e Keith Clarke, os resultados seriam otimizados caso
fossem imagens, ícones, no lugar de textos verbais. Ambos comprovaram que o emprego de
mensagens subliminares projetadas no campo visual esquerdo (direcionadas assim ao
hemisfério direito do cérebro) são mais eficazes quando são empregadas imagens. WilsonBrain Key descreve uma técnica de edição de imagem que gera um mosaico de impressões
visuais, chamado efeito Mc Luhan ou Perceptual Overload, e cita os comerciais de TV da
Coca­Cola, nos quais até quatro tomadas são mostradas em um só frame, mostrando
pessoas e cenários diferentes o que satura o consciente que não consegue forçar um sentido,
aceitando a cachoeira de imagens inconscientemente. Ora, tal edição em ritmo de vídeo
clipe, muitas tomadas ou cenas em segundo, é um claro exemplo da fórmula proposta:
SUBLIMINAR= > Maior quantidade de informação (dividido por)
< Menos tempo de exposição
A mensagem subliminar infelizmente é altamente utilizada para divulgar ideologias
como por exemplo a liberdade sexual, ou para incentivo do uso de drogas como bebidas e
cigarro podendo também ser usadas didaticamente e terapeuticamente na cura fobias e
traumas psíquicos.
Veja também o uso de palavras subliminares:
O que você vê?
Há a face e a palavra LIAR (mentiroso).
Abaixo vemos a palavra LIFT.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More