Tartarugas

xat grupo livre para debates

quarta-feira, 12 de junho de 2013

vazamento de oleo movimenta distrito na Praia do futuro

Prejudicados por vazamento de óleo lotam delegacia

A maioria das pessoas que têm procurado a delegacia reclama que seus carros foram atingidos e corroídos pelo vazamento de óleo de castanha. Empresa foi notificada pelo Ibama
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
EVILÁZIO BEZERRA
Raimundo Honorato mostra os estragos na pintura do seu carro, atingido pelo vazamento do óleo

A movimentação no 9º Distrito Policial (DP), no bairro Vicente Pinzón, está intensa nos últimos dias. Moradores e frequentadores da Praia do Futuro, Serviluz e Cais do Porto, prejudicados pelo vazamento de óleo de castanha de caju na região, têm ido ao local para fazer Boletins de Ocorrência (BOs). A maioria está relacionada a carros atingidos e corroídos pelo óleo que vazou da empresa Cascaju. Durante a manhã de ontem, dezenas de pessoas lotaram a delegacia em busca do ofício necessário para encaminhar o veículo à Perícia Forense do Ceará (Pefoce), que ainda não começou a inspecionar os automóveis.

O titular do 9º DP, delegado Berval Costa, diz que ainda não é possível precisar o número de BOs feitos entre sexta-feira, 7, (dia do vazamento), e ontem, em decorrência da grande demanda por boletins.

Raimundo Honorato, 37, conta que fez o boletim no 2º DP (delegacia plantonista), no domingo, mas queria o ofício que encaminharia seu carro para a perícia. Ele relatou que o veículo está com a pintura corroída. Além disso, a suspensão e o motor do carro também apresentaram defeitos.

Danos à saúde

Além dos danos materiais, a população tem relatado casos de queimaduras, coceira na pele e irritação no trato respiratório. A dermatologista Araci Pontes explica que existe na casca da castanha de caju um elemento chamado ácido anacárdico. Segundo a médica, em contato com a pele, essa substância causa irritações, como queimaduras. “Normalmente, não é grave, mas em crianças e idosos, o quadro pode ser mais sério”, alerta.

Notificação

O coordenador estadual de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Carlos Maia, informou que uma equipe do órgão visitou o local onde houve o vazamento. Um relatório técnico de vistoria está sendo feito e, segundo Maia, deve estar pronto até a próxima sexta-feira. O coordenador disse ainda que notificou a empresa Cascaju.

A gerência jurídica do Grupo Edson Queiroz, a que a empresa Cascaju pertence, não atendeu as ligações feitas pela reportagem na segunda-feira, 10, e ontem.

Serviço
9º Distrito Policial
Onde: Rua Hermínia Benevides, s/n. Telefone: 3101 1144)fonte jornal hhoje 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More