Notícias
Coreia do Sul acusa Coreia do Norte de disparar 3 mísseis de curto alcance
Em março, a Coreia do Norte lançou o que pareciam ser dois mísseis KN-02 em sua costa leste
Estadão Conteúdo
A Coreia do Norte disparou três mísseis guiados de curto alcance em suas águas orientais neste sábado, disse uma autoridade sul-coreana. O país testa rotineiramente mísseis desse tipo, mas os últimos lançamentos vieram durante um período de diplomacia provisória destinada a aliviar as tensões entre os dois países.
O Norte disparou dois mísseis sábado de manhã e outro à tarde (pelo horário local), disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Kim Min-seok. Segundo ele, a intenção do Norte não era clara. O ministério observa a Coreia do Norte com cuidado para o caso de a conduta ser uma provocação contra a Coreia do Sul.
A Coreia do Norte retirou recentemente dois mísseis “Musudan” de médio alcance que se acredita ser capaz de atingir a cidade de Guam, depois de movê-los para a sua costa leste no início deste ano, disseram autoridades dos Estados Unidos. O Norte está proibido de testar mísseis balísticos em resoluções do Conselho de Segurança da Organizações das Nações Unidas (ONU). No início deste ano, a Coreia do Norte ameaçou ataques nucleares em Seul e Washington por causa de exercícios militares anuais entre os EUA e a Coreia do Sul e em função das sanções da ONU impostas sobre o seu terceiro teste nuclear em fevereiro.
No mês passado, os EUA e a Coreia do Sul terminaram mais uma rodada de exercícios navais envolvendo um porta-aviões de propulsão nuclear, na costa leste. A Coreia do Norte chama esses exercícios de preparação para invadir o norte. Em março, a Coreia do Norte lançou o que pareciam ser dois mísseis KN-02 em sua costa leste. Especialistas acreditam que o país está tentando melhorar o alcance e a precisão de seu arsenal. Analistas também disseram que as ameaças recentes da Coreia do Norte eram parte de uma tentativa de pressionar Washington a concordar com negociações de desarmamento em troca de ajuda financeira.
Em resposta aos testes deste sábado, os EUA disseram que as ameaças ou provocações vão apenas isolar mais a Coreia do Norte do resto do mundo e minar os esforços internacionais de levar paz e estabilidade ao nordeste da Ásia. “Continuamos a pedir para as lideranças norte-coreanos atenderem ao chamado do presidente Barack Obama e escolherem o caminho da paz e entrarem em conformidade com suas obrigações internacionais”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Caitlin Hayden. As informações são da Associated Press.
0 comentários:
Postar um comentário