Tartarugas

xat grupo livre para debates

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Taxa de desemprego no Brasil sobe a 5,6% em fevereiro--IBGE


Taxa de desemprego no Brasil sobe a 5,6% em fevereiro--IBGE

RIO DE JANEIRO, 28 Mar (Reuters) - O desemprego brasileiro aumentou pelo segundo mês seguido em fevereiro, ao avançar para 5,6 por cento ante 5,4 por cento em janeiro, mas ainda registrou o menor nível para o mês desde o início da séria em março de 2002, informou o IBGE nesta quinta-feira.
O resultado ficou ligeiramente abaixo da mediana das previsões de 21 analistas ouvidos pela Reuters, que era de 5,7 por cento. As estimativas variaram entre 5,5 e 6,0 por cento. Em dezembro, o índice atingiu o menor nível histórico, a 4,6 por cento.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou ainda que o rendimento médio da população ocupada atingiu 1.849,50 reais, uma alta de 1,2 por cento sobre janeiro e de 2,4 por cento sobre fevereiro de 2012.
A população ocupada recuou 0,7 por cento em fevereiro na comparação com janeiro e cresceu 1,6 por cento ante o mesmo período do ano anterior, totalizando 22,974 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas avaliadas.
Por sua vez a população desocupada chegou a 1,356 milhão de pessoas em fevereiro, alta de 1,9 por cento ante janeiro, e queda de 1,6 por cento sobre um ano antes. Os desocupados incluem tanto os empregados temporários dispensados quanto desempregados em busca de uma chance no mercado de trabalho.
A taxa de desemprego normalmente sobe no início do ano, com temporários buscando nova ocupação, mas o resultado ainda dá suporte à recuperação da economia.
Em fevereiro, o mercado de trabalho formal mostrou recuperação ao criar 123.446 novos postos por conta do bom desempenho do setor de serviços, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), melhor do que o esperado pelo mercado.
(Por Rodrigo Viga Gaier; Texto de Camila Moreira)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More