Tartarugas

xat grupo livre para debates

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Arqueólogos encontram misteriosas esferas em antigo templo


Arqueólogos encontram misteriosas esferas em antigo templo

Centenas de misteriosas esferas encontram-se sob o Templo da Serpente Emplumada, uma antiga pirâmide de degraus com seis níveis, apenas a 48 quilômetros da Cidade do México.
Templo da Serpente Emplumada
As enigmáticas esferas foram encontradas durante uma escavação arqueológica, com a ajuda de um robô equipado com uma câmera, em um dos edifícios mais importantes da cidade pré-hispânica de Teotihuacan.
“Elas se parecem com esferas amarelas, mas não sabemos seu significado. É uma descoberta sem precedentes”, disse o arqueólogo Jorge Zavala.
As ruínas mesoamericanas de Teotihuacan, um Patrimônio da Humanidade, representam um dos maiores centros urbanos do mundo antigo. Tendo sido estabelecida em torno de 100 aC, a cidade cheia de pirâmides tinha mais de 100.000 habitantes no seu auge, mas foi abandonada por razões desconhecidas em torno de 700 dC – muito antes dos astecas chegaram em 1300.
A escavação no templo focou em um túnel de 100 metros de comprimento que corre sob a estrutura. O conduto foi descoberto em 2003, quando fortes chuvas revelaram um buraco a poucos metros da pirâmide. Para explorar o túnel, que estava cheio de detritos e ruínas do povo de Teotihuacan, foram necessários vários anos de trabalho preliminar e planejamento.
“Finalmente, há alguns meses, encontramos duas câmaras laterais há 73 metros da entrada. ” disse o arqueólogo Sergio Gómez Chávez.
Os arqueólogos exploraram o túnel com um robô de controle remoto chamado Tlaloc II-TC, que tem uma câmera infravermelha e um scanner a laser que gera a visualização 3D dos espaços abaixo do templo.
“O robô foi capaz de entrar na parte do túnel que ainda não foi ainda escavada e encontrou três câmaras entre 100 e 110 metros a partir da entrada”, disse Chávez.
As misteriosas esferas estão em todas as câmeras descobertas recentemente. Com 1,5 a 5 centímetros, os objetos têm um núcleo de argila e são cobertos com um material amarelo denominado jarosite.
Esferas no Templo da Serpente Emplumada
“Este material é formado pela oxidação do pirite, que é um minério metálico”, disse Chavez. “Isso significa que em tempos pré-hispânicos, as esferas eram metálicas. Existem centenas destas na câmara sul.” Originalmente, as esferas eram brilhantes e únicas, mas não temos ideia do que elas significam.”
Até as paredes e o teto de ambas as câmaras foram cobertas com um pó mineral composto de magnetita, pirita e hematita, o que forneceu um brilho especial ao lugar.
“Acreditamos que as pessoas de alto escalão, sacerdotes ou mesmo governantes, desciam para o túnel para realizar rituais”, disse Chávez. Os arqueólogos encontraram muitos objetos, incluindo cerâmica e máscaras de madeira cobertas com cristal de rocha incrustada, jade e quartzo – todos datando de cerca de 100 dC.
Gómez Chávez e sua equipe agora planejam a próxima fase do projeto – explorar a última parte do túnel e as câmaras ainda inexploradas.


Leia mais 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More