Tartarugas

xat grupo livre para debates

terça-feira, 4 de junho de 2013

Animais ou verdadeiramente fosseis vivos?

- É uma espécie descoberta em 2003 e, depois de estudos, foi comprovado que anda por aí faz mais de 100 milhões de anos. Não é que acharam que ele estava extinto, ele realmente foi descoberto em 2003.
- A rã tem uma cor roxa clara quando pequeno e roxa escura quando adulto. Cor super normal, viu, fácil de deixar escapar. Acho que esse foi o jeito do sapo dizer: “Ei estou aqui, olhe pra mim, sou roxo!”
raroxa3
- A razão da existência dessa rã ter escapado dos olhos dos biólogos é bem simples: ela vive no subsolo e só emerge para acasalar. Pense duas vezes antes de fazer uma piscina na sua casa, você não vai querer achar uma criatura pré-histórica no seu jardim.
- O som que ele emite é como o som de uma galinha. Bem (…pausa…), aparentemente ele faz “co-có”, o que é bem estranho. Mas você pode comprovar no vídeo abaixo.
raroxa4
Curiosidade:
Em 2003, na ocasião da descoberta do sapo do narizinho, biólogos do mundo inteiro tiveram um orgasmo coletivo. Pelo menos os que estudam anuros. Veja a pequena rã gelatinosa, não parece uma Geleca (alguns podem conhecer como amoeba)?
raroxa5
Através de estudos e analises de DNA, puderam saber mais sobre a evolução dos sapos/rãs dos dias de hoje. Será que o elo perdido do homem está no subsolo também? E se ele for roxo?
5- Bicho-pau da Ilha Lord Howe (Dryococelus australis)

bichopau1

- Ele é considerado o inseto mais raro do mundo e coexistiu com os dinossauros no período jurássico, cerca de 200 milhões de anos atrás. Ele é de uma ilha da Austrália, o que não é surpresa uma aberração vir de lá.
- Ele tem um comportamento totalmente diferente para um inseto: machos e fêmeas vivem juntos, sendo que o macho segue a fêmea em todas suas atividades, e eles até dormem juntos. Muito fofo e tal, mas eu não confio em insetos monogâmicos.
bichopau2
- Ele pode atingir até 15cm de comprimento e 1,5cm de largura, que é um tamanho muito perturbador para um inseto.
- Quando pequeno ele é verde e ativo durante o dia, mas quando adulto ele fica preto e tem hábito noturno. E é aí que o perigo mora.
bichopau4
Curiosidade:
O Bicho-pau da ilha Howe era considerado extinto até 1930 por causa da introdução de ratos no local, mas reapareceram milagrosamente em 2001 em outra ilha lá por perto.
bichopau3
Na ocasião a população era de apenas 20-30 indivíduos adultos dessa espécie, mas depois que ambientalistas reproduziram o inseto em cativeiro, a população total chegou a cerca de 450 indivíduos, e estão sendo aos poucos reintroduzidos na Ilha Howe.
6- Lula-vampira (Vampyroteuthis infernalis)

lula1

- O nome científico parece uma brincadeira de mal gosto, pra que dar o nome de “Vampire squid from hell” (Lula vampira do inferno) a algum bicho? Pois essa merece: ela tem tentáculos pretos e espalmados que lembra a capa do Drácula, e olhos azuis.
- Ela mora juntinho do tubarão-cobra (primeiro da lista): lá no fundo do oceano. E que os dois permaneçam lá, constituam família, e morram velhinhos assustando toda a vida marítma do oceano.
lula3
- Por causa de seus filamentos sensoriais retráteis, elas ganharam sua própria ordem: Vampyromorphida.
- Dividem similaridades com as lulas e com polvos, apesar de não ser nem um, nem outro.
lula5
Curiosidade:
Ela não consegue mudar de cor como a lula e o polvo, mas sabe fazer algo muito mais legal. É uma habilidade única para animais marítmos chamada bioluminescência, que é basicamente a habilidade de produzir luz.
lula4
fonte: oversodoinverso.com

Mas ela não só brilha (como faz por exemplo o vagalume), ela tem controle total sobre todo o corpo, por ter filamentos em toda sua extensão, e consegue até aumentar ou diminuir a intensidade da luz. Essa habilidade pode confundir seu predador ou hipnotizar sua presa.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More