Tartarugas

xat grupo livre para debates

sábado, 14 de setembro de 2013

Morre Luiz Gushiken um dos fundadores do pt

Corpo de Luiz Gushiken é sepultado em São Paulo

Lula, Dilma e a cúpula do PT estiveram na cerimônia

Jornal do Brasil
Foi sepultado na tarde deste sábado, no Cemitério do Redentor, no Sumaré, Zona Oeste de São Paulo, o corpo do ex-ministro Luiz Gushiken. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Gushiken tinha 63 anos e morreu na noite de sexta-feira (13) no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, vítima de complicações decorrentes de um câncer de estômago. O corpo do ex-ministro começou a ser velado às 7h55 deste sábado.
A presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vários ministros e a cúpula do PT estiveram presentes na cerimônia.
O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luiz Gushiken morreu no início da noite desta sexta-feira, aos 63 anos. Gushiken foi internado no início de agosto, primeiramente no Hospital Nove de Julho. Ele era tratado há 12 anos de um câncer de estômago.
Eduardo Suplicy visitou o amigo Gushiken no hospital
Eduardo Suplicy visitou o amigo Gushiken no hospital
Há poucos dias, Gushiken chamou amigos para visitá-lo no Hospital Sírio-Libanês. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) relatou o encontro emocionado, em tom de despedida citou versos de Bertold Brecht, que, para o político, "resumem a trajetória do Samurai", como Gushiken era chamado: "Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis". 
Além de Suplicy, Gushiken recebera as visitas do deputado José Genoino (PT-SP), do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de José Dirceu e dirigentes sindicais.
Gushiken foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e deputado federal. Ele se afastou da política para tratar do câncer. Em 2002, precisou retirar totalmente o estômago. Em 2010, devido a uma metástase, tirou parte do intestino. Réu no processo do mensalão, o petista foi inocentado pelo relator da ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.
Luiz Gushiken foi ministro no governo Lula 
Luiz Gushiken foi ministro no governo Lula 
Dilma e Lula lamentam morte de Luiz Gushiken: grande amigo
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva lamentaram na noite desta sexta-feira a morte do ex-ministro Luiz Gushiken. O ex-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) no governo Lula tinha 63 anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em notas de pesar, Dilma e Lula classificaram o Gushiken, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), como “grande amigo”.
“A morte de meu amigo Luiz Gushiken é um momento de dor e de reverência. Dor pela ausência que ele fará para todos os que tiveram a felicidade de conhecê-lo, que puderam compartilhar da sua sabedoria e capacidade de pensar como o Brasil poderia ser uma nação mais justa para todos. Reverência pela serenidade como viveu a vida e enfrentou a morte”, disse Dilma.
Dilma chega para o velório de Gushiken
Dilma chega para o velório de Gushiken
“Luiz Gushiken partiu como viveu. Com coragem”, afirmou a presidente, afirmando que o ex-ministro foi “um grande brasileiro”.
Para Lula, Gushiken “foi um militante político brilhante, um conselheiro, um companheiro e um grande amigo”. “Um homem íntegro que dedicou sua vida à construção de um Brasil mais justo e solidário. No Sindicato dos Bancários de São Paulo, no Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Constituinte, no governo e em todos os espaços em que atuou, sempre defendeu a democracia, a classe trabalhadora e um mundo com mais harmonia e justiça social”, disse o ex-presidente.
Na nota assinada por Lula e pela mulher, Marisa Letícia, o petista diz ainda que “nunca esqueceremos a contribuição generosa de Gushiken para a construção desse Brasil  que sonhamos juntos e que sem ele não seria possível”. 
O ex-presidente do PT José Genoino também prestou homenagem ao ex-ministro de Lula. Em seu perfil no Facebook, disse que Gushiken “vive eternamente e permanentemente em nossos corações”. “Seu exemplo de vida, coragem e luta estará sempre presente, principalmente nesses momentos difíceis em que a gente vive”, escreveu Genoino.
“Quero abraçar seus familiares, seus amigos, seus companheiros e companheiras, e gritar: Gushiken vive!”, completou o petista.
Sindicato dos Bancários lamenta morte de seu ex-presidente
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, entidade que Gushiken presidiu entre 1985 e 1986, quando se elegeu deputado federal constituinte, também lamentou a morte do petista. “(Gushiken) atuou ativamente contra a ditadura militar e em defesa da categoria bancária”, diz nota.
“Ele esteve à frente maior greve nacional dos bancários, defendendo os trabalhadores por melhores condições de trabalho e salários mais justos conquistando vitórias importantes para a categoria, como o tíquete-refeição e o auxílio-creche/babá, até hoje um direito assegurado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”, afirma o sindicato na nota, que também lembra uma frase de Gushiken: “Para bem exercer o poder é preciso ao mesmo tempo gostar de exercê-lo e igualmente ter desprendimento em relação a ele”.
“Sua força, ética e competência serão sempre lembrados por nossa militância. Com sua morte, o Brasil e toda a nossa geração perdem uma referência intelectual”, afirmou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

PT lamenta a morte de Gushiken: 'homem de múltiplos talentos!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More